Alimentos Prejudiciais à Saúde | Conheça Agora

Alimentos Prejudiciais à Saúde – Conheça Quais os Piores

 

Conheça quais são os alimentos que são famosos pelo mal que fazem a saúde e saiba como evitá-los ou substituí-los.

Os alimentos e a forma de se alimentar tem cada vez chamado mais a atenção de especialistas, que sempre buscam maneiras de orientar a população sobre os benefícios e também o mal que cada alimento pode causar ao organismo.

Os nutricionistas aconselham checar o rótulo do produto para ver a quantidade de cada ingrediente, vale a pena lembrar que o primeiro ítem na lista, geralmente é o que tem em maior volume no alimento, isso quer dizer que se o açúcar ou gorduras estiverem no topo da lista compensa optar por outras opções menos calóricas e ricas em componentes mais saudáveis e leves.

Os alimentos a seguir, não são proíbidos, porém eles merecem uma atenção e devem ser consumidos com menor frequência, pois causam danos ao corpo humano.




QUER PERDER PESO MAS NÃO CONSEGUE COMEÇAR?

Assuntos Relacionados:

Fluoxetina Ajuda a Emagrecer? Descubra Agora!

Alimentos que Ajudam a Emagrecer Rápido

AÇÚCAR

O açúcar é considerado um dos alimentos prejudiciais à saúde pela quantidade de alterações que ele causa no organismo, quando consumido em excesso, desde o momento que chega a boca até seu processamento final.

Os efeitos do açúcar são visíveis desde cedo, em crianças por exemplo, pode causar cáries e obesidade infantil, em pessoas mais velhas os problemas variam entre diabetes tipo 2, aumento de colesterol, doenças cardíacas ou até mesmo a gordura visceral. No Brasil, segundo dados da Embrapa de 2012, o cidadão brasileiro consome em média por dia 150 gramas de açúcar, um resultado alarmante.

O açúcar faz parte da família de carboídratos fundamentais para saúde, pois no organismo ele se transforma em glicose que nada mais é que o combustível para o funcionamento correto do corpo humano. No entanto grande parte dos produtos industrializados além de conter carboídratos naturais de cada ingrediente, é acrescentado uma dose de açúcar refinado, fazendo com que o consumo diário se eleve.

Quando há mais glicose que o necessário no corpo, o organismo estoca em forma de gordura, além disso o açúcar é viciante porque está diretamente a substâncias que geram sensação de prazer, quando ingerido, a sacarose libera dopamina trazendo a sensação de bem estar.

alimentos prejudiciais à saúde

Alimentos saudáveis, clique AQUI!

 

REFRIGERANTE

As famosas bebidas gaseificadas independente da marca, “diet” ou “light” são conhecidas por terem uma quantidade elevada de substâncias que causam danos ao organismo.

  • Osteoporose: os refrigerantes de cola, em sua composição contém ácido fosfórico, um composto químico que aumenta a acidez do sangue, e quando isso ocorre, oorganismo tenta neutralizar esse acréscimo utilizando cálcio dos ossos, em consequência disso propicia a osteoporose.
  • Diabetes: a quantidade de açúcar é muito alta nos refrigerantes, isso ocasiona o aumento de glicose no sangue e a resistência à insulina, quando esses fatores são repetitivos acabam aumentando as chances de desenvolver diabetes tipo 2.
  • Doença Cardiovascular: nada mais é que a junção de gordura e glicose no sangue, que pode provocar o surgimento de doenças como aterosclerose, acidente vascular cerebral e infarto miocárdio.
  • Cárie: os níveis elevados de açúcar presentes no refrigerante acabam corroendo o esmalte dos dentes deixando mais vulnerável a cáries, além disso pode causar doenças na gengiva, como a gengivite.

alimentos prejudiciais à saúde

Alimentos saudáveis, clique AQUI!

COMIDAS INDUSTRIALIZADAS

As comidas industrializadas são parte do grupo de alimentos prejudiciais a saúde por conta dos aditivos em sua composição, tais como: antioxidantes que evitam a decomposição da comida, acidulantes, adoçantes e aromatizantes para ressaltar o sabor e odor e esconder o gosto de corantes e substâncias químicas presentes.

Os componentes presentes podem causar os seguintes problemas:

Os acidulantes podem levar a descalcificação de ossos e dentes, os conservantes e antioxidantes afetam as funções gastrointestinais, além de causar alergias e também podendo aumentar o nível de colesterol no sangue.

Outro problema dos industrializados é a quantidade calórica elevadíssima e pouco valor nutricional, isso quer dizer que eles engordam e não alimentam, isso explica o fatode vocêcomer um hambúrguer e 2 horas depois estar com fome novamente.

Alimentos prejudiciais à saúde

Alimentos saudáveis, clique AQUI!

SAL

O SAL é o responsável por controlar a quantidade de líquidos que ficam dentro e fora das células, além de equilibrar o ritmo cardíaco e contração muscular. Porém quando usado em excesso pode causar muito mal, como por exemplo:

  1. Retenção de Líquido:  é causada quando a quantidade de salé tão grande no organismo e os rins não conseguem filtrar o suficiente, sendo assim o sódio é responsável por controlar a água nas células, ele retém essa água, fazendo com que aumente a quantidade de fluído circulante pelo corpo.
  2. Pressão Arterial Alta: o sódio causa o estímulo do sistema nervoso simpático causando a vasoconstrição que eleva a pressão aeterial.
  3. AVC – o sódio por causar o aumento da pressão arterial, com o tempo isso pode enfraquecer as paredes das artérias, bem como bloquear os vasos sanguíneos, podendo causar a ruptura.
  4. Pedras nos Rins: o sódio acaba dificultando a absorção de cálcio pelo organismo, causando o acúmulo desta substância, que é responsável por aproximadamente 50% das pedras nos rins.

alimentos prejudiciais à saúde

Alimentos saudáveis, clique AQUI!

Como Substituir os Alimentos Prejudiciais à Saúde

  • Começe trocando alimentos refinados por alimentos integrais, isso ajuda muito no funcionamento intestinal além de diminuir as quantidades de açúcas e substâncias químicas no organismo;
  • Prefira leite destanado pois ele conserva os mesmos teores de cálcio e tem menor quantidade de gordura;
  • Opte por alimentos assados em vez de fritos, assim será menor a ingestão de gorduras;
  • Troque os temperos industrializados por temperos naturais e com pouco sódio;
  • Substitua os cereais açúcarados por aveia e linhaça;
  • Faça maior ingestão de frutas e menos doces e chocolates

A Verdade Nua e Crua sobre Emagrecer!