Jejum Intermitente para Mulheres – Problemas x Resultados

jejum intermitente para mulheres

Jejum Intermitente para Mulheres

 Problemas x Resultados

Jejum Intermitente – O que Significa?

O jejum intermitente tem esse nome por conta da alternação de períodos curtos de jejum (entre 14 e 24 horas) com períodos mais longos de ingestão calórica normal. Há espaços de alimentação, porém esses alimentos tem que ser de qualidade.

jejum intermitente para mulheres

Dieta e Jejum Intermitente

O jejum intermitente  é uma ótima forma de ajudar o processo de emagrecimento. Uma mulher acostumada a tomar café da manhã necessita dar uma atenção especial às porções das  refeições seguintes para manter um défice calórico e emagrecer. O jejum permite comer refeições de tamanho normal.

Este tipo dieta necessita de uma atenção redobrada, especialmente quando não é feita da forma correta. O sintoma mais comum da aplicação errada desta técnica é a desregulação ou falta de menstruação. Este é um problema que deve ser evitado.




Algumas causas de problemas quando o jejum intermitente para mulheres é aplicado de forma errada:

  • Défice calórico demasiado extremo. Fazer jejum durante 16 ou 18 horas em conjunto com um défice calórico extremo sobrecarrega o organismo.
  • Baixar demasiado os carboidratos e as gorduras. Isso vai ter um efeito negativo na recuperação dos treinos e nos hormônios.
  • Exercício físico em excesso. Muito cardio e treinos intensos durante um défice calórico é o que causa problemas.

Há estudos e pesquisas que comprovam e defendem a credibilidade do jejum intermitente quando feito de forma correta, aliás ele é um ótimo meio  para tratar varios quadros de doenças, perder gordura, eliminar a resistência a insulina, potencializar a sensibilidade à leptina, reduzir inflamações e até mesmo ajuda a prolongar o tempo de vida.

Confira os estudos e pesquisas:

Feast-and-famine diet could help extend life, study suggests

Anti-inflammatory mechanism of dieting and fasting revealed

Diet that mimics fasting appears to slow aging

O QUE VOCÊ DEVERIA SABER SOBRE PERDER PESO!!

Como Emagrecer Corretamente?

Para aplicar corretamente o jejum intermitente para mulheres, é necessário alguns passos importantes, pois os resultados vão ser muito mais rápidos e sem correr riscos e prejudicar a saúde.

  1. Défice calórico moderado – É recomendado um défice calórico máximo de 500 calorias
  2. Alimentação Equilibrada com Macronutrientes – É recomendado uma reeducação alimentar, entendendo que os carboidratos dos alimentos não são prejudiciais quando usados moderadamente, uma dieta low carb pode ter até 100 gramas de carboidratos ao dia.
  3. Treinos e Exercícios Moderados – Não há necessidade de horas de cárdio ou de treinos exaustivos, quando há qualidade em ambos é suficiente.
  4. Café da Manhã Completo – Um café rico logo ao amanhecer permite simular o jejum, não consumir carboidratos ou proteínas evita a produção de insulina, isso faz com que o organismo continue queimando gordura, alternar o jejum com um bom café da manhã é uma ótima estratégia.

Veja também:

Fluoxetina Ajuda a Emagrecer? Descubra Agora!

10 frutas que emagrecem – Conheça Agora!

 




O que Acontece com o Metabolismo?

Ao contrário do que muitos pensam, jejum intermitente não desacelera o metabolismo, pesquisas mostram que o jejum intermitente pode acelerar o metabolismo, usando a gordura estocada no corpo como fonte de combustível, pois quanto mais gordura o corpo acumula, mais lento ele fica.

Estudo que comprova o aumento do metabolismo com o Jejum Intermitente de até 72 horas.

The cardiovascular, metabolic and hormonal changes accompanying acute starvation in men and women.

Treino e Jejum Intermitente é Possível?

Quando você começa a fazer o jejum intermitente, sua principal fonte de energia vai ser a gordura, no entanto esse será o combustível usado para treinar. O café com óleo de coco é uma fonte imediata de energia e um ótimo pré-treino, assim não terá uma queda no desempenho e você poderá desempenhar seus treinos tranquilamente, além de queimar a gordura que está no estoque, fazendo com que reduza peso.

Efeitos entre Homens e Mulheres

Muitos estudos a respeito do Jejum Intermitente ou foram realizados em ratos ou em homens, mas também há muitos artigos que fazem algumas ressalvas sobre o jejum em mulheres, principalmente aquelas que sofrem de fadiga adrenal, ou algum outro transtorno alimentar.

No caso da fadiga adrenal, como o corpo tende a liberar mais cortisol, ainda dentro de padrões considerados saudáveis, pode ser que quem sofra desse quadro tenha mais dificuldades em jejuar e algumas alterações no sono podem ser sentidas. As mulheres tem mais tendência a fadiga adrenal. Por isso, existem vários autores que defendem que as mulheres devam jejuar apenas em dias de menor estresse, como dias de folga ou durante as férias, por exemplo, e devem consumir carboidratos bons antes do jejum noturno,  isso porque os carboidratos ajudam a acalmar e melhoram o sono.

 

Resultados Esperados de quem Pratica Jejum Intermitente

  • Redução de gordura corporal
  • Ganho de massa magra (de acordo com alimentos ingeridos e treinos)
  • Sensibilidade aos hormônios insulina e leptina
  • Força e performance física
  • Foco
  • Maior capacidade de produção
  • Controle sobre a alimentação (em especial carboidratos e doces)
  • Melhora na qualidade do sono
  • Menos cansaço

Agora queremos saber de você! Qual sua experiência com o jejum intermitente?